Mapa dos Bancos de Sementes


Bancos de Sementes


Os bancos de sementes podem ser individuais, coletivos ou institucionais. Chamamos aqueles (as) que protegem e armazenam sementes de guardiões e guardiãs. Os bancos de sementes são espaços de armazenamento de sementes e de troca, um local onde a semente fica armazenada de forma adequada fisicamente e ambientalmente.
Existem muitas iniciativas de banco de sementes pelo mundo e cada um tem sua forma de funcionamento, estabelecida pelo guardião, pela instituição ou comunidade que utiliza o banco.


No caso dos bancos comunitários, normalmente os participantes além de armazenarem suas sementes, que pode ser em um local construído para este fim ou na casa de um agricultor, promovem feiras de trocas, para que as variedades crioulas possam ser conhecidas e apresentadas à comunidade e cultivadas em outros espaços, garantindo assim cada vez mais a especificidade daquela variedade crioula naquele local.


Além do simbolismo que nos trás a semente, de forma prática e eficiente os bancos de sementes são uma forma de garantir e proporcionar a interdependência e autonomia dos agricultores e agricultoras que produzem alimentos, manejam florestas e trabalham com produção de mudas.


Esse elemento sagrado conhecido e honrado por muitas culturas antigas, esta cada vez mais ameaçada pelas corporações, que se apropriam desse patrimônio genético e cultural da história da humanidade.


A “propriedade” e o merecimento da semente é e sempre será de milhões de agricultoras e agricultores que por gerações, cultivaram e mantém as variedades crioulas em suas lavouras.


Proteger as sementes, compartilhar e multiplicar são formas de manter viva a história cultural de povos e da humanidade.


A Rede de Sementes Livres Brasil surge para fortalecer, promover e articular essas iniciativas no cenário nacional. Em ressonância a um movimento mundial, junto com a Rede de Sementes Livres da América Latina, com outros parceiros e apoiadores formamos uma rede de proteção e ativismo pela semente livre.

View Banco de Sementes e Guardiãs (os) in a full screen map


Para adicionar Bancos de Sementes neste mapa, escreva para: contato@redesementeslivresbrasil.org